
A perda auditiva causada pelo excesso de ruído no local de trabalho é um dos principais riscos ocupacionais. Pelo tipo de atividade, trabalhadores da indústria são os mais afetados, aumentando a salubridade e tendo impacto direto na produtividade da empresa. Adotar alguns cuidados de precaução no ambiente pode prevenir esse risco.
A indústria é um setor particularmente susceptível ao risco de perda auditiva. Embora algumas atividades ofereçam ambientes de maior barulho operacional – como a indústria siderúrgica, mecânica e madeireiras – o profissional diretamente ligado à operação de maquinários é mais exposto aos riscos de perda auditiva. Alimentadores de linha de produção, operadores de máquinas fixas e mecânicos de manutenção estão constantemente sob a incidência de ruídos muito superiores aos níveis considerados confortáveis pelos especialistas.
A OMS, Organização Mundial de Saúde, avalia que o nível seguro de exposição a ruídos seja de 85 decibéis por um período de 8 horas consecutivas. O tempo diminui conforme a intensidade do ruído aumenta. Portanto, ambientes de produção precisam atentar para cuidados e equipamentos de proteção que protejam seus trabalhadores.
Como prevenir
A empresa deve identificar ambientes de alto ruído e buscar atenuar o barulho quando possível. Mas sabemos que no ambiente industrial isso muitas vezes é inviável. Por isso, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) regulamentados é indispensável para os profissionais na linha de produção. A empresa deve disponibilizar abafadores de ruídos e exigir a todos os profissionais expostos o uso constante no ambiente.
A perda auditiva é gradual e pode afetar a saúde do empregado ao longo do tempo, levando inclusiva à surdez.
Parte da prevenção envolve inclusive o momento de contratação. A empresa deve fazer um exame de audiometria na contratação do funcionário, e refazê-lo após seis meses. Após esse período, exames anuais permitem o monitoramento e prevenção de possíveis danos. No caso de danos auditivos pode haver a necessidade de afastamento do profissional, e possível indenização em casos prolongados. Além de ter impacto no bem-estar da equipe, a falta de prevenção repercute na capacidade produtiva da fábrica.
A manutenção preventiva também é uma grande aliada no cuidado do ambiente de trabalho. Equipamentos de qualidade e excelente procedência causam menos ruído e diminuem os riscos de lesões laborais. Certificações e o processo de fabricação devem ser considerados no momento da aquisição e substituição de peças.
A planta de produção é como um organismo. Garantir que cada parte produza com eficiência e precisão permite construir um ambiente de trabalho seguro e agradável para todos os membros da equipe. O resultado é, sem dúvidas, trabalhadores mais realizados, produtivos e felizes.