Foto de WM VÁLVULAS

WM VÁLVULAS

A válvula borboleta e a indústria concreteira

A Válvula Borboleta é utilizada para bloqueio de fluxo ou vedação estanque, por isso, é tão utilizada na indústria concreteira e no transporte de concreto.

A indústria concreteira atua como uma padronização do produto final: o concreto usinado. Assim, o seu foco é manter a qualidade e cumprimento de normas de segurança, como no caso da NBR 7212/2012, que cuida exclusivamente da produção de concreto dosado em central.

Além do norma acima, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possui diversos outros procedimentos que precisam ser aplicados, tanto para que trabalho de preparação da argamassa de concreto, quanto para o uso do concreto em território brasileiro.

 

Funcionamento da indústria concreteira

A mistura de agregados, cimento e água para obtenção do concreto usinado é realizada em usinas de concreto e, pode ser transportada para as obras em caminhões betoneiras ou veículos que não possuem equipamentos de agitação.

A unidade de volume de entrega é o metro cúbico (m3) e precisa ser medida após o adensamento e enquanto estiver fresco. Portanto, o concreto usinado também conhecido como concreto dosado em central (CDC), muito utilizado em grandes centros urbanos quando o volume necessário de concreto no canteiro de obras é restrito e não permite a produção no local.

 

Processo de transporte do concreto

Durante a entrega do concreto solicitado, há alguns procedimentos que são responsabilidade da usina de concreto, por isso, as indústrias concreteiras devem seguir todas as normas técnicas vigentes para exercer a atividade.

Isso envolve não só as características do concreto usinado vendido aos clientes, como também as características do concreto usinado vendido aos clientes, como também as condições de transporte e do caminhão betoneira que será utilizado.

O concreto precisa ser transportado e aplicado na obra em, no máximo, duas horas e meia, conforme a normatização vigente no país. Caso o tempo de transporte ultrapasse esse período, podem ser adicionados aditivos especiais que atrasam o tempo de pega (endurecimento de pega).

Por fim, a NBR 7212/2012 estabelece exigências específicas para o uso do caminhão betoneira por parte das empresas de concreto, que vão desde a homogeneização do material até a entrega no local da obra.

 

Válvula Borboleta e a indústria concreteira

A Válvula Borboleta é utilizada para bloqueio de fluxo ou vedação estanque, por isso, é tão utilizada na indústria concreteira e no transporte de concreto.

Suas características de acionamento por alavanca, abertura e fechamento em um quarto de volta otimizam o processo concreteiro. Portanto, o equipamento está presente em diversos setores da indústria, principalmente na indústria concreteira.

 

Custo benefício Válvula Borboleta

A Válvula Borboleta possui um ótimo custo-benefício, principalmente, pois a peça precisa ter especificações técnicas sob regulamentações. As válvulas borboletas são 50% mais econômicas que as demais e possuem até 60% a menos de peso total de outro modelo.

 

Facilidade acionamento

A Válvula Borboleta possui facilidade em seu acionamento e pode ser acionada das seguintes maneiras:

  • Acionamento manual com volante: esse acionamento pode ser realizado por um funcionário, de forma rápida e prática a válvula pode ser fechada e aberta apenas girando o volante;
  • Acionamento através de pneumáticos ou até mesmo elétricos: com o desenvolvimento da tecnologia, as válvulas borboletas podem ser acionadas por mecanismos de controles elétricos e pneumáticos.

 

Aqui na WM Válvulas você encontra Válvulas Borboleta e uma equipe de especialistas prontos para atender você. Entre em contato e te ajudamos a escolher a melhor válvula para o seu tipo de processo.

Compartilhe este POst

Facebook
Twitter
LinkedIn

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.