
Um segmento que passa relativamente ileso em momentos de crises em geral, é o da indústria alimentícia. Não importa o que aconteça, as pessoas continuam a comer. Hábitos mudam, tipos de alimentos são mais ou menos priorizados, mas quando olhamos para o consumo de alimentos com algum tipo de processamento no Brasil, esse número só cresce. O avanço dessa indústria está diretamente ligado à adoção de novas tecnologias e processos. Quando falamos de eficiência e produtividade em processos, as válvulas desempenham um papel primordial.
A indústria de alimentos e bebidas possui exigências e parâmetros muito estritos. O ambiente de produção precisa ser extremamente seguro e estéril, afinal qualquer falha pode comprometer toda a reputação do produto. Nesse contexto, o papel desempenhado pelas válvulas dentro da estrutura de produção, deve ser de extrema precisão e eficiência.
Válvulas na Indústria Alimentícia
Válvulas são dispositivos responsáveis pelo controle de fluidos em estruturas de tubulação. São elas que abrem ou fecham a passagem, controlam volume e pressão da substância que transita pela estrutura. Na indústria de alimentos e bebidas, é a válvula que vai cuidar para que todo o trânsito dos elementos seja feito com a maior segurança.
O material de composição da válvula é ainda mais importante nesse segmento. Ele não deve permitir que partículas de alimentos fiquem depositadas em seu interior, ou crie condições para a proliferação de fungos e bactérias. Um dos materiais mais indicados é o aço inoxidável, também por ser resistente à formação de ferrugem com ao longo do tempo.
As válvulas nessa indústria também vão se diferenciar de acordo com o tipo de fluido que controlam, seja de substâncias alimentares, ou de vapor ou água utilizado no processo.
Outro desafio para a indústria é acompanhar os níveis de exigências e certificações exigidos pelos órgãos de controle, como a ANVISA. Como a produção alimentícia impacta diretamente a saúde da população, a atenção às regulamentações deve ser constante. Não há espaço para falhas. Por isso é um mercado que investe muito em inteligência e automação.
Válvulas utilizadas em estruturas de fabricação de alimentos e bebidas tendem a ser automatizadas. Não apenas para a maior eficiência e produtividade do processo, mas principalmente para maior controle de cada etapa do processo. O volume de fluidos, a temperatura que a substância possui no momento que passa pela válvula, tudo isso pode ser centralizado em uma sala de controle.
O Investimento em um equipamento de qualidade e excelência é necessário para dar competitividade para qualquer empresa desse setor. A eficiência de uma estrutura pode resultar em redução de custos consideráveis e maior margem de lucros.
Para atender a indústria alimentícia a WM Válvulas dispões de um catálogo completo de modelos de válvulas, além de viabilizar projetos especiais, totalmente customizados para a necessidade da estrutura.