logo
Picture of WM VÁLVULAS

WM VÁLVULAS

COMO ESCOLHER ATUADORES PARA VÁLVULAS INDUSTRIAIS

Válvula Globo em produção com atuador pneumático
Estrutura industrial com válvula globo operada por atuador pneumático. (Foto: Navitar/Adobe Stock)

Toda estrutura industrial que controla o fluxo de fluidos diversos depende o perfeito funcionamento de suas válvulas. Mesmo válvulas de primeiríssima qualidade como as da WM Válvulas, precisam de um bom atuador para entregarem todo seu potencial. Mas como escolher o atuador mais indicado para sua produção e sua estrutura de válvulas?

Em uma estrutura industrial, qualidade e funcionalidade são fatores chave para garantir a melhor produtividade possível. Isso inclui o atuador que irá operar a válvula, e que deve ser considerado com o mesmo cuidado e qualidade que a peça em si. Existem inúmeros tipos de atuadores para válvulas e a escolha do melhor modelo vai levar em conta, não apenas a necessidade de operacionalização da válvula, mas principalmente, o local onde a estrutura está implantada.

Para garantir o melhor desempenho, atuadores são colocados em substituição do acionamento humano das peças. Eles são particularmente importantes em áreas de difícil acesso ou que ofereçam risco à segurança dos operários. Entre os diversos tipos de atuadores, os principais nas escolhas dos engenheiros, são os atuadores elétricos e os pneumáticos.

Como escolher

Entre os dois modelos mais utilizados de atuadores, os elétricos e os pneumáticos, você deve considerar três fatores antes de escolher qual se adequa melhor a sua estrutura.

  1. Fonte de energia:
    O primeiro fator a se considerar é o tipo de fonte de energia que se busca para sua operação. Atuadores elétricos trabalham com corrente alternada de 110 volts. Já os modelos pneumáticos podem atuar com pressão entre 40 e 120 psi.
  2. Temperatura:
    Outro ponto importantíssimo na avaliação do atuador ideal para a sua operação, é a temperatura do local de atuação. A abrangência de resistência a temperaturas entre os diferentes modelos é muito ampla, e certamente você pode encontrar aquele que se adeque melhor ao seu ambiente. Atuadores pneumáticos suportam temperaturas até 50°, por exemplo. Enquanto os elétricos funcionam bem em temperaturas de até -40°C.
  3. Área de risco:
    Dependendo da localização da sua estrutura, o tipo de acionamento por reduzir impacto e prevenir maiores perigos. Sendo assim, atuadores pneumáticos são preferidos em áreas de maior risco, em detrimento dos elétricos.


Em cenários de emergência, por exemplo, todo atuador deve contar com uma saída de emergência, para em casos de falha permitir a configuração para que a válvula permaneça totalmente aberta, fechada, ou estável. Mecanismos de bloqueio para válvulas que controlam fluxos de líquidos inflamáveis também são cruciais.

A escolha do atuador ideal para sua válvula vai além da questão de segurança da indústria, e impacta diretamente o desempenho e a performance da sua produção. Tão importante quando a qualidade e procedências das peças da sua indústria, conte com a orientação de uma venda consultiva completa na hora de adquirir uma válvula, e o melhor atuador para ela.

Compartilhe este POst

Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.