
A válvula esfera ganhou esse nome graças a seu obturador ser em forma esférica e vazada por onde o fluido passa quando está totalmente aberta e alinhada à tubulação. Por outro lado, quando está fechada, o furo permanece perpendicular ao sentido do fluxo e bloqueando a passagem.
Quando se precisa de uma abertura rápida ou bloqueio a válvula esfera é a melhor opção devido sua rapidez de operação. Sendo assim, mesmo em alta pressão ela possui uma ótima estanqueidade e uma perda de cargas praticamente mínima.
O que é válvula esfera?
A válvula esfera é uma opção industrial conceituada devida à sua vedação hermética e confiável quando na posição fechada. Isso torna essas válvulas ideais para indústrias que transportam produtos químicos ou gases potentes que precisam de fechamento seguro e acelerado, o gás natural.
Além disso, a válvula esfera é durável e apresenta bom desempenho depois de muitos ciclos, fechando com segurança e passando confiança mesmo após longos períodos de desuso.
A qualidade da válvula esfera torna ela uma das melhores opções para aplicação de fechamento e controle do fluxo.
Entretanto, a válvula esfera não é recomendada para serviços de regulagem de fluxo à forma esférica de seu obturador.
Como especificar a válvula esfera?
Todas as válvulas esfera são fabricadas conforme a especificação BS 5351 e testadas conforme a BS 6755/API 598. Todas as válvulas são operadas por alavanca, operadores por engrenagem são fornecidos mediante pedido. Outras especificações da válvula esfera são:
Tamanho
As válvulas esfera podem ter bitolas de 1⁄2 polegada até 12 polegadas. Assim elas podem ter rosca ou ser flameadas.
Fluído
Existem dois tipos de especificações de fluxo para a válvula esfera:Passagem plena: o furo possui o mesmo diâmetro interno da tubulação;
– Passagem reduzida: o diâmetro nominal é o mesmo, mas o furo de passagem tem o diâmetro reduzido.
Pressão
A pressão máxima da válvula esfera pode ser especificada entre a variação 25 bar (PN 25) à 80ºC 2″ e 70 °C > 2″.
Atuação
A atuação da válvula esfera pode ser especificada de duas maneiras:Manual: quando a válvula é operada manualmente;
– Automatizada: quando é preciso de atuadores para operar o movimento de abertura, fechamento e controle do fluido.
Montagem
A montagem da válvula esfera pode ser encontrada de três maneiras:
– Monobloco: É uma válvula feita de modo inteiriço. Nesse caso, a montagem da esfera é do tipo flutuante e no estilo side entry, sem a há reposição de peças;
– Bipartida: Aqui a válvula tem sua estrutura constituída por duas partes divididas simétrica ou assimetricamente entre o corpo e a tampo, ligadas por parafuso.
– Tripartida: A válvula Tripartida tem sua estrutura constituída por três partes: um corpo e duas tampas. Possui a grande vantagem de não ser necessário desmontá-la da tubulação para troca dos anéis de vedação e juntas do corpo.
Devido à sua alta resistência à corrosão e alta pressão, são amplamente utilizadas na indústria do petróleo, mas as válvulas de esfera podem ser usadas em várias aplicações e mercados, como transmissão, dutos e armazenamento, processamento de gás, uso residencial, uso industrial e muito mais.
Se você ainda possui dúvidas sobre as especificações da válvula esfera, a WM válvulas possui uma equipe de especialistas prontos para tirar todas as suas dúvidas! Entre em contato e solicite uma venda consultiva personalizada para o seu projeto.