
As válvulas guilhotina são muito utilizadas em projetos e aplicações que lidam com pó, lama e líquidos, isso inclui, papel e celulose, manipulação a granel de alimentos, bebidas, produtos químicos e até mesmo o tratamento de águas residuais programadas principalmente para operações on-off e isolamento.
Atualmente as válvulas guilhotina são encontradas em todos os lugares, indo desde indústrias, e plantas de processamento de biocombustíveis. Deste modo, elas estão disponíveis em várias opções de atuadores e diferentes tamanhos e materiais. Descubra abaixo como as válvulas guilhotina funcionam e onde podem ser utilizadas.
Como é o funcionamento das válvulas guilhotina?
O funcionamento da válvula guilhotina se dá pela abertura ou fechamento de uma “faca” com movimento axial entre dois carretéis de borracha. Esse movimento possibilita uma vedação mais eficaz que garante o controle do fluxo material tanto de menor ou maior densidade.
Sendo assim, a válvula guilhotina utiliza uma lâmina de extremidade chanfrada ou afiada para interromper um fluxo ou cortar um líquido pesado. Como você sabe o design da válvula guilhotina permite que sua lâmina de metal deslize através de líquidos mais espessos com agilidade e rapidez, tornando-as eficientes nas aplicações onde o choque é um problema.
Como as válvulas guilhotina são restritas a baixas pressões, elas não são recomendadas com gases. Isso acontece, pois caso o pó sólido seco passe por uma válvula de guilhotina, ele tende a se acumular nas vedações e com o passar do tempo sua sede e comporta não fechará e começará a vazar.
Veja abaixo onde as válvulas guilhotina podem ser utilizadas.
Onde as válvulas guilhotina podem ser utilizadas?
A válvula guilhotina é utilizada principalmente no bloqueio e controle de líquidos, massas e pastas mais densas, como vimos acima. Sendo assim, os segmentos industriais que mais se beneficiam da válvula guilhotina são:
- Alimentício;
- Saneamento;
- Papel e celulose;
- Petroquímica;
- Mineração;
Entre outros.
Quais os principais modelos de válvulas guilhotina?
Atualmente há diversos modelos de válvulas guilhotina disponíveis no mercado. Entre as mais comuns encontradas, podemos citar;
Wafer Br
Este modelo de válvula guilhotina é bidirecional tipo wafer, ela é projetada para projetos na indústria em geral. A maneira construtiva do seu corpo e de sua base oferece um fechamento sem incrustação de sólidos.
Wafer com manga VG
Esse modelo também é bidirecional wafer provida de duas mangas elastoméricas com alma metálica, desenvolvida para uso em tratamento de fluidos abrasivos.
As válvulas guilhotina são compactas e fáceis de instalar. Dessa forma, possuem sedes e vedações substituíveis, que permitem uma manutenção simples.
Se você ainda tem dúvidas sobre o funcionamento das válvulas guilhotina a WM Válvulas possui uma equipe de especialistas que estão disponíveis para tirar todas as suas dúvidas!