Foto de WM VÁLVULAS

WM VÁLVULAS

Desafios dos fluidos corrosivos

Fluidos corrosivos afetam as taxas de vazão e a eficiência de válvulas e tubulações, podendo demandar manutenção imediata. (Imagem: Envato)

Por anos, os sistemas de tubulações de metal são a opção padrão de arquitetos e engenheiros em aplicações industriais e válvulas, devido à sua resistência e durabilidade em projetos de alta pressão e temperatura. Entretanto, a tubulação de metal, não está isenta de inconvenientes. 

Particularmente, se a indústria usa o aço inoxidável, aço carbono ou outra liga para transportar fluídos, a ação dos fluidos corrosivos pode ser um problema real. Assim, elas afetam as taxas de vazão e a eficiência de válvulas e tubulações e podem causar pausas inesperadas e onerosas que exigem manutenção imediata.

 

O que são fluidos corrosivos?

As substâncias corrosivas são aquelas que podem ocasionar severas queimaduras quando em contato com tecidos vivos. Assim, podem existir no estado líquido ou sólido. Essas substâncias também causam corrosão ao aço. Basicamente, existem dois principais grupos de materiais que apresentam essas propriedades, sendo conhecidos por ácidos e bases.

 

Principais ações dos fluidos corrosivos

As tubulações e válvulas utilizadas para transportar e controlar fluidos corrosivos devem exibir propriedades de resistência à corrosão superiores e a capacidade de funcionar continuamente a altas temperaturas, entre outras exigências. Entretanto, muitas vezes as ações dos fluidos corrosivos acabam impactando na indústria.

 

Deterioração

A deterioração de metais é mais uma das ações dos fluidos corrosivos. Assim ela ocorre pela dissolução do material. O processo de deterioração se dá em virtude das reações de oxirredução entre os fluidos corrosivos e agentes naturais como o oxigênio presente no ar.

 

Ferrugem 

A corrosão, também conhecida como ferrugem, é uma das ações dos fluidos corrosivos e os mais diversos tipos de metais estão sujeitos a essas ações. Sendo assim, a ferrugem pode ser detectada em diversos setores de uma indústria.

Assim, a corrosão pode ser classificada como um processo químico de destruição, parcial, superficial ou estrutural dos materiais suscetíveis a esse processo. Desta forma, é um contínuo e crescente desafio ao ser humano, que segue aprimorando tecnologia para proteger tais materiais e evitar a corrosão.

 

Desgaste de peças

Com o tempo, peças, válvulas industriais e tubulações que lidam com fluidos corrosivos e sofrem com desgastes durante sua operação. Esses desgastes podem ser dos mais diversos tipos como: abrasão, corrosão, erosão, envelhecimento, entre outros. 

Os desgastes de peças por ação dos fluidos corrosivos possuem um limite em cada equipamento e a única atividade capaz de corrigir estas condições é a manutenção, que consegue recuperar os desgastes e condição inicial dos equipamentos, mantendo-os em níveis satisfatórios que garantem a operação da planta.


Por isso, é muito importante buscar adquirir sempre válvulas industriais com fornecedores de qualidade.

Obter um suporte do seu fornecedor de válvulas industriais que não só comercializa as melhores opções do setor, mas dê a assistência crucial nesse momento, é uma questão estratégica.

A WM Válvulas tem capacidade suficiente para proporcionar esse suporte. Então, entre em contato e solicite uma venda consultiva!

Compartilhe este POst

Facebook
Twitter
LinkedIn

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.