
Como você deve saber, o atuador é um dispositivo que produz movimento. Sendo assim, ele converte a energia pneumática ou elétrica em energia mecânica. As válvulas industriais necessitam de atuadores para operar.
Assim, suas tecnologias diferem durante a escolha entre um atuador pneumático ou elétrico para um processo que pode parecer confuso. Portanto, neste artigo vamos discutir as principais diferenças entre o atuador rotativo elétrico e pneumático para atuação de uma válvula de processo.
Quais as diferenças entre atuadores elétricos e atuadores pneumáticos
Um atuador é um dispositivo que altera uma quantidade física porque pode fazer com que uma parte mecânica se mova após receber alguma entrada de um sensor. Em outras palavras, ele recebe entrada de controle (geralmente na forma de sinais elétricos) e produz mudanças no sistema físico, produzindo força, calor, movimento, etc.
O atuador pode ser explicado com o exemplo de um motor de passo, onde pulsos elétricos acionam o motor. Cada vez que um pulso é dado na entrada, o motor gira por uma quantidade pré-definida. Os motores de passo são adequados para aplicações onde a posição de objetos deve ser controlada com precisão, como braços robóticos.
Conheça a seguir as principais diferenças entre atuadores elétricos e atuadores pneumáticos.
Atuadores pneumáticos
A opção de atuador pneumático no acionamento de válvulas pressupõe a presença de linhas de distribuição de ar comprimido (compressores, filtros, tubulações, etc.) na estrutura onde o kit está instalado. Fábricas e indústrias costumam instalar sistemas de ar comprimido em suas instalações.
Comparado aos atuadores elétricos, o custo dos atuadores pneumáticos é relativamente baixo porque também é um dispositivo simples, sem partes elétricas ou eletrônicas, mas é alimentado inteiramente pela força do ar comprimido.
As situações mais comuns na utilização de pneus são geralmente substituições, manutenções e novas instalações em fábricas já abastecidas por linhas aéreas, caso contrário o custo de investimento de instalação de novos equipamentos de compressão de ar é muito alto.
Atuadores elétricos
Por outro lado, os atuadores elétricos não precisam de instalações específicas, apenas da disponibilidade de uma rede elétrica.
Sendo assim, no segmento de saneamento, como, por exemplo, em estações de tratamento de água, nos sistemas de filtragem, decantação e distribuição; os atuadores elétricos são mais utilizados porque costumam ser instalados em lugares abertos e muitas vezes de difícil acesso e sem disponibilidade de alimentação de ar.
Outras vezes, os atuadores elétricos são mais comumente usados em oleodutos, gasodutos e grandes plantas, e são raramente usados em indústrias de pequeno e médio porte devido ao seu alto custo.
No entanto, as recentes melhorias tecnológicas possibilitam a reversão deste fator, com um aumento significativo na utilização de atuadores elétricos na indústria em geral, resultando em menores custos de produção e, consequentemente, menores custos de aquisição.
Recentemente, seu uso também se tornou mais popular em pequenas e médias indústrias. Comparado ao menor custo de instalação de atuadores elétricos, não podemos esquecer o alto custo da infraestrutura necessária para instalação de atuadores pneumáticos.
Precisa de uma venda consultiva para escolher os melhores atuadores para o seu projeto?
Aqui na WM Válvulas você conta com uma equipe de especialistas prontos para atender você. Entre em contato e te ajudamos a escolher o melhor modelo de atuador para automatizar sua válvula de processo.