
As válvulas industriais são itens mecânicos utilizados para controlar, interromper e movimentar o fluxo de líquidos, gases e materiais sólidos dentro de tubulações.
Sendo assim, estes dispositivos atuam igual às válvulas cardíacas do nosso corpo, responsáveis por direcionar o fluxo de sangue para o coração. Para compreender melhor a importância de uma válvula, pessoas com problemas cardíacos podem ter as próprias válvulas substituídas por modelos artificiais.
Deste modo, uma das preocupações no uso de válvulas industriais é obter qualidade, durabilidade e resistência do produto em suas diferentes aplicações.
Como esses itens estão nos mais diferentes setores da indústria, é necessário que sua composição supere a demanda solicitada.
Por exemplo, se você busca durabilidade, sugerimos as válvulas feitas em aço inox, cobre ou ferro.
Tipos de válvulas industriais e suas aplicações
Apesar de não conseguirmos designar o tipo de material de válvula para cada aplicação específica, alguns fatores como temperatura, fluido e ambiente ajudam a definir essas aplicações.
Válvulas de carbono, ferro modular, ferro fundido, aço inox e aço carbono
Geralmente todas essas válvulas são utilizadas para bloqueio e controle de fluidos com emprego de água, óleo, vácuo e gás.
As válvulas industriais fabricadas nesses materiais são atuantes principalmente nas indústrias químicas, alimentícias e farmacêuticas, pois exigem um nível maior de pureza no conteúdo transportado.
Válvulas de plástico
As válvulas termoplásticas, de PVC (policloreto de vinila), CPVC (policloreto de vinila clorado) e PP (polipropileno) são empregadas em situações nas quais as válvulas de metal oferecem resistência insuficiente para substâncias agressivas.
Os plásticos são até 10 vezes mais resistentes à abrasão do que o aço e têm menor custo de manutenção. Como não liberam partículas, possibilitam a separação de substâncias, evitando assim a contaminação. Seu uso é mais adequado à aplicação em água, químicos e gases.
Válvula de bronze
As válvulas de bronze usualmente são dos tipos globo, gaveta, válvula de retenção, filtro Y, para hidrante e esguichos reguláveis.
Devido a estas características, uma das suas funcionalidades é compor sistemas de combate a incêndio.
Um projeto completo utiliza a maior parte dos modelos de válvulas industriais. Portanto, você deve conhecer as peculiaridades, funcionalidades e principalmente sua composição.
Para escolher corretamente você pode contar com a equipe da WM Válvulas. Então, entre em contato e solicite uma venda consultiva!