
A manutenção de válvulas industriais é fundamental para o bom funcionamento das indústrias que se preocupam com seus processos. Quando pensamos em manutenção industrial, não devemos nos limitar apenas ao conserto de equipamentos e máquinas utilizadas nos processos produtivos.
Uma boa gestão, relacionada à manutenção industrial, aplica os três principais tipos de manutenção disponíveis: a programada, corretiva e a preventiva. Todas elas estão relacionadas desde à segurança no trabalho quanto às de cunho financeiro.
Dessa forma, elas evitam prejuízos com a quebra e troca de equipamentos e torna o processo mais produtivo.
Para contribuir com a sua compreensão sobre o assunto, separamos uma lista com mais detalhes sobre os tipos de manutenção industrial presente nas indústrias.
Conheça os 3 principais tipos de manutenção industrial
Atualmente contamos com 3 tipos principais de manutenção industrial. Sendo assim, sua aplicação ocorre conforme as necessidades das situações. Nem sempre uma manutenção possui o objetivo de consertar um equipamento com defeito.
Manutenção programada
A manutenção programada é a manutenção que ocorre a partir de um planejamento. Dessa forma, seu principal objetivo é evitar que a indústria seja pega de surpresa com a quebra de alguma válvula.
Conforme a NBR 5462/1994, a manutenção programada é realizada em intervalos pré-determinados, a partir de alguns critérios. Sendo assim, ela reduz a possibilidade de falha da válvula industrial.
Portanto, a manutenção programada realiza o levantamento de dados e históricos, bem como de informações repassadas pelo fabricante. A partir desse levantamento, é definido um plano de ação, com as datas para as intervenções.
A manutenção programada é indicada para situações em que os equipamentos são utilizados constantemente, e o desgaste das peças é natural. Dessa forma, é orientado que informações sejam reunidas e o cronograma desenvolvido.
Manutenção corretiva
A manutenção corretiva é obrigatoriamente emergencial. Válvulas são equipamentos complexos e dificilmente vão colapsar de uma vez só.
Sendo assim, em algum momento seus equipamentos vão apresentar uma série de sintomas antes de registrar uma falha que impossibilite a sua performance.
Sendo assim, o seu objetivo é corrigir falhas e estabelecer a performance do sistema o quanto antes para então a sua produção voltar ao estado normal. Apesar de necessária, a manutenção corretiva muitas vezes se torna inviável devido à gravidade do problema, quando é necessário realizar a troca de todo o equipamento.
Manutenção preventiva
Por fim temos a manutenção preventiva, que deve ser realizada com a periodicidade necessária para manter o funcionamento do seu sistema eficiente e funcional. Sendo assim, qualquer tipo de válvula industrial precisa passar pelo processo de manutenção preventiva, cujo objetivo é prevenir problemas futuros que podem ocasionar prejuízos e acidentes.
Alguns problemas que podem ser evitados com a manutenção preventiva são: vazamentos de fluidos em alta pressão, temperatura e químicos, que podem ser prejudiciais ao sistema em que a válvula está instalada e assim inativar equipamentos e sistemas completos.
Além disso, a manutenção preventiva atua contra a contaminação dos produtos industriais, atrapalhando a qualidade final do produto e traz muitos outros prejuízos.
A WM Válvulas tem capacidade suficiente para proporcionar todas essas manutenções para a sua indústria. Então, entre em contato e solicite uma venda consultiva!