Um dos tipos de válvula mais comuns em plantas industriais, a válvula globo oferece extrema precisão no controle do fluxo de líquidos

Sabemos que a válvula é um dispositivo utilizado para controlar o fluxo de substâncias em um determinado sistema de distribuição. Seja líquido ou gasoso, quente ou frio, ou mesmo sob diferentes pressões, dependendo da estrutura maquinaria, da produção e da tubulação, existe um tipo de válvula adequado. Aqui vamos falar sobre uma das válvulas mais populares encontradas nas estruturas industriais, a válvula globo.
O que é uma válvula globo?
Uma válvula globo é um dispositivo formado por um anel e um obturador que dividem o tubo da peça, geralmente em paralelo ao comprimento. Ao ser acionada, o disco do anel e empurrado para baixo, para dentro da abertura perpendicular do tubo, interrompendo o fluxo do sistema de distribuição. Esse processo se dá a partir de um volante conectado à estrutura interna da válvula. Esse volante pode ser acionado manualmente, girando a manivela para que ocorra a vedação.
Através da passagem do obturador da válvula também pode-se controlar o volume e o sentido do fluxo que passa pela tubulação. Um dos fatores que tornam a válvula globo tão utilizada em aplicações industriais é exatamente a versatilidade em lidar com os fluxos em qualquer direção. Além de sua excelente capacidade de vedação.
Mas nem sempre a aplicação da válvula globo é manual. Em grandes estruturas industriais, pode-se encontrar a presença desse modelo de válvula com acionamento elétrico ou hidráulico. A válvula globo está presente no controle da vazão ou completa vedação do fluxo de fluidos em um sistema.
As aplicações da válvula globo
A válvula globo tem excelente aplicação na regulagem de líquidos, por isso são comumente encontradas nas tubulações de água de uma estrutura. Sempre que for necessário um controle parcial ou total da vazão, ou mesmo um redimensionamento da distribuição em locais de acesso remoto.
Feitas para operações que exigem manipulação constante, de abertura e vedação, as válvulas globo estão muito presentes nas atividades diárias. Exatamente pelo seu mecanismo proporcionar controle de fluxo para ambas direções da tubulação, o ponto do sistema de distribuição em que o fluxo passa por ela, consequentemente tem sua pressão reduzida. Por ter capacidade de abertura e fechamento completo ou parcial, sofre desgastes mínimos de erosão. Portanto, são perfeitas para o controle de líquidos de diferentes temperaturas.
Por outro lado, a válvula globo não é muito indicada para fluidos mais espessos. Substâncias que carreguem detritos que podem se acumular, impedem o perfeito funcionamento das partes de seu mecanismo.
A aquisição dessas válvulas é idealmente acompanhada por uma venda consultiva, capaz de avaliar as características e necessidades de sua planta. Nosso departamento comercial pode indicar a válvula globo perfeita para o seu sistema de distribuição.