
A válvula macho é um dos modelos de válvula que refletem o que existe de mais moderno na tecnologia. Frequentemente utilizada em aplicações de grande responsabilidade, como por exemplo quando há fluidos que não podem ficar retidos em espaços internos das válvulas, atuando para prevenir contaminação, polimerização, deterioração e solidificação.
Esse modelo de válvula foi projetado com o macho na geometria cônica e auto lubrificado. Deste modo, ela dispensa a maneira habitual de necessidade de lubrificação com graxa, comum em outras opções de válvulas existentes.
Além disso, para atender a particularidades e exigências próprias de uma operação, a válvula macho pode ser fabricada em diferentes opções de revestimentos, conexões de montagem, acionamentos e materiais.
A estrutura desse modelo de válvula possui obturadores (machos) cônicos ou cilíndricos que podem ser girados no interior do corpo da válvula, essa rotação de quarto serve para controlar o fluxo. Sendo assim, o macho destas válvulas possui um ou mais orifícios de passagem, de maneira que o fluido passe através dessa abertura quando a válvula estiver aberta.
Uma das grandes vantagens das válvulas macho é que são econômicas e práticas.
Geralmente, a válvula macho não tem tampa, havendo, entretanto a extremidade do macho com a alavanca exposta ou parcialmente exposta externamente. Tanto a haste quanto a alavanca de acionamento vêm em uma única peça, simples em forma de L, já fixada à extremidade do macho que também é exposto posicionando um mecanismo que prende o macho no corpo.
Tipos e aplicações válvula macho
Embora existam muitos modelos de válvula macho, há quatro categorias principais, cada uma com suas próprias vantagens. Veja abaixo, quais são elas:
Válvula macho lubrificada
A válvula lubrificada utiliza um lubrificante composto de óleo base e um melhorador de viscosidade, injetado sob pressão entre a face do plugue e o corpo para diminuir a fricção e a vedação.
As válvulas que possuem o bujão lubrificado são mais utilizadas em processos em que os fluidos transportam partículas levemente abrasivas, como sistemas de gasodutos que necessitam de válvulas de derivação e como válvulas de purga em sistemas de válvulas de reforço.
Válvula macho excêntrica
O modelo dessa válvula utiliza uma meia tampa que é benéfica para aplicações que necessitam de uma força de assentamento maior com o mínimo de atrito da posição aberta para fechada.
Sendo assim, as válvulas de torque sentado também apresentam recursos de desligamento aprimorados. Deste modo as válvulas excêntricas são utilizadas para uma ampla gama de aplicações de controle de fluxo e isolamento, entre elas, água limpa e suja, iodo e lamas, ar, esgoto entre outros serviços.
Se você ainda tem dúvidas sobre a válvula macho e suas aplicações, a WM Válvulas possui uma equipe comercial especialista que pode ajudá-lo a fazer a escolha certa.