Foto de WM VÁLVULAS

WM VÁLVULAS

Onde são indicadas as válvulas de retenção?

As válvulas de retenção são indicadas para qualquer aplicação em que não deve ocorrer fluxo do fluido em sentido contrário ao escoamento padrão. (Imagem: Envato)

Entre tantas válvulas industriais disponíveis no mercado, a válvula de retenção é provavelmente a mais incompreendida, mesmo sendo um item crítico para o controle de fluxo de muitas aplicações.

A válvula de retenção tem a função de permitir que o líquido ou ar siga em apenas uma direção. Geralmente os fabricantes deste modelos de válvula fornecem ao mercado uma grande variedade de tamanhos, tipos e aplicações industriais que exigem seu uso de modo a prevenir o retorno de fluxo que sejam perigosos ou dispendiosos para a operação.

Apesar de amplamente utilizada em projetos cotidianos, a maneira e a razão da operação da válvula de retenção nem sempre é completamente entendida.

Neste artigo veremos brevemente algumas explicações sobre as válvulas de retenção e em quais locais seu uso é indicado.

O que é a válvula de retenção? 

A válvula de retenção é um dispositivo que permite que um fluido, líquido ou gasoso a escoar em uma direção fechando automaticamente por diferença de pressão, exercida pelo fluido em resultado do próprio escoamento. Dessa forma, elas funcionam automaticamente e muitas delas não precisam da ajuda de um atuador eletrônico de controle ou operador.

Isto é, caso haja tendência de inversão de sentido de fluxo no escoamento, a válvula de retenção bloqueia e fecha o fluxo. Por essa razão, elas podem ser classificadas como válvulas de operação automática.

Quais usos são indicados para as válvulas de retenção?

As válvulas de retenção são indicadas para qualquer aplicação em que não deve ocorrer fluxo do fluido em sentido contrário ao escoamento padrão. Há basicamente três indicações para uma válvula de retenção. São elas:

Recalque de bombas

Nesta aplicação a válvula de retenção evita o retorno de fluxo em parada de operação do equipamento.

Sucção de bombas

Quando o ponto de sucção é geometricamente inferior ao nível de sucção, como em poços, por exemplo, para tal, são usadas as conhecidas “válvulas de pé”.

Saída de vapor de caldeiras

Aqui as válvulas são indicadas principalmente para evitar retorno, vapor e pressurização do aparelho quando fora de operação (seja em standby ou desligado).

Conclusão

As válvulas de retenção são peças essenciais em qualquer instalação industrial e transporte de fluidos. Entretanto, se não forem selecionadas e instaladas corretamente elas podem ocasionar sérios problemas de operação e manutenção.

Sendo assim, além do setor siderúrgico, a válvula de retenção também é recomendada em indústrias petroquímicas, mineração, químicas, sucroalcooleiras, saneamento, papel e celulose e até refrigeração. Ela suporta fluidos corrosivos e abrasivos, como gás de carvão, vapor e óleo em condições de baixa ou alta temperatura.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre onde as válvulas de retenção podem ser utilizadas a WM possui uma equipe de vendedores qualificados que podem ajudá-lo. Entre em contato e tire todas as suas dúvidas sobre essa opção para o seu projeto.

Compartilhe este POst

Facebook
Twitter
LinkedIn

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.