
Toda operação industrial depende de válvulas para produzir adequadamente. Essas peças, essenciais em todos os campos, desempenham o papel de controle de todos os fluidos envolvidos no processo produtivos. Mas como qualquer outra peça de maquinário, está sujeita a desgastes e avarias. Exatamente por serem tão importantes, esses obstáculos afetam – e muito – a eficiência de produção de uma planta.
Vamos falar sobre os problemas mais comuns que podem acontecer com elas:
- Válvula não abrir
Toda funcionalidade da válvula está no controle do fluxo ao abrir e fechar. Quando alguma falha – seja elétrica, por problemas de pressão ou falta de manutenção – ocorre; isso compromete toda a eficiência da estrutura em que ela opera. As causas que levam uma válvula a não abrir pode ser bem variadas e exigem que o responsável técnico avalie cada parte da válvula para tomar as medidas adequadas. - Válvulas que não fecham completamente
Da mesma forma que uma válvula que não abre é disruptiva dentro do processo produtivo, uma válvula que não fecha completamente causa consequências em toda estrutura em que opera. A falha ao fechar interfere no produto final e compromete toda a estrutura industrial. Na maioria das vezes esse é um problema isolado, que pode ser causado devido a uma sobreposição manual ou diferença de pressão. - Modelo inadequado de válvula
Embora toda válvula desempenhe um papel de controle de fluídos em uma estrutura industrial, nem todo modelo de válvula é adequado para qualquer tipo de operação. Dependendo das condições de produção a peça deve possuir materiais, revestimentos e até capacidade de vazão específica para garantir máxima eficiência. Nesse sentido, contar com o apoio de uma equipe comercial especialista na hora da aquisição das peças – como a equipe da WM Válvulas – faz toda diferença para não comprometer sua estrutura no longo prazo.
- Barulhos Incomuns na Válvula
A operacionalização da válvula possui ruídos e sonoridades específicas. Sempre que ela é acionada, ao abrir ou fechar, é possível ouvir um som característico e constante. Porém, quando a operação é dominada por ruídos estranhos aos habituais, geralmente é sintoma de alguma incongruência no funcionamento da válvula.