
A ISO 9001:2015 é uma norma de sistema de gestão da qualidade reconhecida internacionalmente. O objetivo é fornecer um plano para as empresas seguirem a fim de fabricar produtos de maneira eficiente e eficaz.
Os fabricantes devem fazer o possível para fabricar produtos com a máxima qualidade.
Para ajudar os fabricantes a atingir esse objetivo, o padrão ISO 9001 fornece orientação para planejamento, implementação e avaliação de sistemas de gerenciamento de qualidade.
O que é a ISO 9001?
A sigla ISO refere-se à Organização Internacional de Normalização e significa Organização Internacional de Normalização em português. Como o próprio nome sugere, é uma organização não governamental de órgãos de padronização que tem por objetivo desenvolver normas com o objetivo de colaborar com a gestão para garantir a qualidade do processo, agilidade na produção e, consequentemente, a satisfação do cliente.
O padrão mais conhecido da organização é o ISO 9001, que é usado por empresas em todo o mundo para certificar sistemas de gestão da qualidade (SGQ) e definir requisitos e ferramentas padronizadas para construir sistemas que aderem a padrões específicos.
A ISO propõe uma série de normas para cada setor do mercado.
Como é o processo de certificação da ISO 9001:2015?
Para ser credenciado pela ISO 9001:2015, é preciso passar por um processo que deve atender aos requisitos estabelecidos na norma. Uma maneira de fazer isso é implementar um sistema de auditoria interna que possa detectar desvios dos padrões acordados.
Durante a certificação, um organismo de credenciamento inspeciona os planos apresentados por um candidato à certificação em relação aos seus próprios padrões para implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001.
Se os planos forem considerados compatíveis nesta fase, o credenciamento é concedido e a certificação começa. Os planos aprovados devem especificar quais elementos do Sistema de Gestão da Qualidade serão incluídos no plano de qualificação do processo (PQP).
Isso inclui determinar os principais requisitos do cliente como:
- Identificação das características do produto/serviço
- Seleção das melhores práticas
- Escolha das ferramentas de produção
- Realização de estudos de caracterização de processos
- Produção de itens piloto
- Realização de auditorias de campo
- Realização de análise de falha
- Implementação das lições aprendidas
- Implementação de ações corretivas
- Manutenção da documentação interna
Para obter a certificação ISO 9001:2015, os organismos de acreditação esperam que uma empresa solicitante demonstre seu compromisso com a qualidade por meio da melhoria contínua.
Isso significa demonstrar compromisso com o aprendizado contínuo por meio de auditorias internas, sessões de treinamento e outras melhorias de processo. Além disso, as empresas candidatas devem identificar as partes interessadas relevantes em suas operações para que possam resolver prontamente os problemas que surgirem em suas unidades de negócios.
Após a aprovação de todos os elementos do plano por um corpo reconhecido de especialistas, a certificação pode ocorrer.
Conclusão
A ISO 9001:2015 é um padrão de sistema de gerenciamento de qualidade bem estabelecido que fabricantes em todo o mundo estão adotando para melhorar a qualidade do produto e a satisfação do cliente.
As empresas que buscam a certificação ISO 9001:2015 devem procurar consultores QMS qualificados que possam ajudá-los a implementar esse sistema com sucesso.
A WM Válvulas obteve a certificação ISO 9001:2015, pelo organismo TÜV NORD Brasil. Um reconhecimento da qualidade de nossos produtos!