
Dentro de uma estrutura de tubulações industriais, as válvulas são o coração. São elas que, de forma automática ou manual, controlam todo o fluxo dos fluidos que transitam pela produção. Não importa o tipo de fluido, temperatura, pressão, as válvulas entram para regular, controlar a direção, a pressão e o volume de vazão dentro da estrutura de tubulação. Sendo assim, é essencial que estejam sempre em seu melhor potencial de funcionamento.
Uma estrutura de tubulações sem válvulas é uma estrutura morta.
Para que as válvulas possam cumprir sua função com confiança, é preciso que sejam testadas em todas suas capacidades e resistência antes de serem instaladas em uma estrutura. Esse processo é realizado pela WM Válvulas criteriosamente com cada encomenda antes de serem liberadas para entrega seguindo a norma de testes API 598.
Mas esse teste inicial não deve ser o único procedimento na vida útil de uma válvula. Toda vez que qualquer modificação é feita na válvula, seja por manutenção ou substituição de peças, é necessário que essa seja submetida a um novo processo de testes para assegurar sua integridade e garantia.
Como funcionam os testes de válvulas
Para que a válvula tenha a garantia de suas funcionalidades e especificações, é preciso submetê-la a uma série de situações de estresse que possam comprovar suas qualidades.
Entre os procedimentos, podemos destacar:
Teste de carcaça
O foco desse teste é verificar a resistência do engaxetamento, ou seja, o ponto de fundição das partes na carcaça. É aplicado pressão dentro da válvula parcialmente vedada para medir a resistência das juntas.
Teste da contravedação
Nesse procedimento a aplicação de pressão irá testar a resposta da válvula em diferentes posições, seja totalmente aberta, fechada ou sobreposta frouxa.
Teste de fechamento de baixa pressão
Através da aplicação de água e sabão nos pontos de conexão das válvulas, verifica-se o surgimento de bolhas para identificar potenciais vazamentos.
Teste de fechamento de alta pressão
Assim como no teste de fechamento de baixa pressão, o objetivo desse procedimento é a identificação de potenciais vazamentos, mas nesse caso busca-se incidência de gotas nas extremidades.
Teste pneumático a alta pressão
Esse é um teste de resistência da peça. É aplicada uma pressão equivalente a 110% da máxima permitida para verificar se ocorrem vazamentos. Ela garante uma margem de segurança para as operações industriais.
Confie sempre na orientação e indicação da fabricante da válvula. Manter sua estrutura com todas as manutenções recomendadas e promover os testes de controle de qualidade nas válvulas sempre que necessário é uma garantia de segurança e eficiência para a sua produção e toda equipe de operários que trabalham nela.