
A válvula borboleta, compõe a família de válvulas ¼ de volta. Dessa forma, ela regula o fluxo de fluidos numa tubulação sendo constituída de uma haste cuja extremidade discoide está alocada de modo aderente a uma sede circular.
Sendo assim, as válvulas borboleta são utilizadas para serviços on-off ou de modulação e são famosas devido ao seu baixo peso, pequena área de instalação, custo mais baixo, operação rápida e disponibilidade em tamanhos muito grandes.
As válvulas borboleta podem ser operadas por alavancas, engrenagens ou atuadores automáticos.
O que é a Válvula Borboleta?
Como vimos acima, a válvula borboleta pertence à família de válvulas chamadas de um quarto de volta. Isso porque para obter a posição aberta ou fechada não é preciso um giro completo, mas apenas um movimento de ângulo 90.º.
A válvula borboleta é composta por uma haste que adentra a sede circular da válvula e, no interior da sede, a haste assume a forma de disco, encaixando-se perfeitamente a sede. O nome de“ Válvula borboleta” se deve ao fato do disco, conectado à haste, se assemelhar a uma borboleta quando descreve o seu movimento giratório.
Principais tipos de válvula borboleta
As válvulas borboleta podem vir em diversos projetos, cada uma específica para cada projeto e faixa de pressão. As válvulas borboletas podem ser categorizadas baseadas no design do fechamento de seu disco, no design de conexão e no método de atuação.
Válvula borboleta Bi Excêntrica
A válvula borboleta bi excêntrica pode ser substituída sem que haja a necessidade de desmontar a válvula, assim, a substituição da sede é realizada de maneira rápida, precisa e segura.
Sua vida útil é mais longa do que a de outros modelos, pois o contato com o disco e a sede acontece no final do curso de fechamento ou no início do curso de abertura, assim o atrito entre as faces de vedação é reduzido e com isso a necessidade de manutenções é menor.
A válvula borboleta Bi Excêntrica suporta pressões maiores que outras válvulas da mesma categoria, geralmente a pressão de trabalho para as borboletas excêntricas para uso em geral varia entre 10 e 12 kgf/cm² sendo definido pelo fabricante.
Válvula Borboleta Concêntrica
As válvulas borboleta concêntricas possuem excelente performance, facilidade de manutenção e intercambialidade dos componentes. Além do mais, uma das maiores características dessa válvula é a variedade e versatilidade de materiais e range de diâmetros que vão de 1 ½ até 24″.
Sua sede reveste totalmente o corpo, evitando o contato do fluido com o corpo. Não é necessário junta para instalação entre flanges. Dessa forma, a flange se estende do face-a-face do corpo, fazendo a vedação entre o corpo e o flange de tubulação.
Válvula Borboleta com Alavanca
Assim como a válvula esfera, a válvula borboleta também é muito utilizada na indústria, entretanto só podem ser utilizadas para baixas pressões. Devido ao seu tipo de movimento, as válvulas borboleta com alavanca são muito utilizadas, pois facilitam e dão agilidade à abertura e fechamento.
A válvula borboleta com alavanca é mais utilizada para isolar ou até mesmo regular a vazão de fluidos de determinada rede. Sendo assim, seu sistema de vedação e acionamento pode ser feito de maneira manual ou por meio de mecanismos hidráulicos.
Entre os principais diferenciais da válvula borboleta alavanca está o seu peso, pois possibilita um rápido acionamento, quando comparada com outras opções de válvulas.
Caso você ainda tenha dúvidas sobre os diferentes tipos de válvula borboleta a WM possui uma equipe de vendedores qualificados que podem ajudá-lo. Entre em contato e tire todas as suas dúvidas sobre essa opção para o seu projeto.