
(Imagem Envato)
As válvulas industriais são peças indispensáveis para a indústria e apresentam inúmeros benefícios para a indústria. Sendo assim, elas são acessórios de extrema importância para essas instalações.
São as válvulas que controlam o fluxo das tubulações, seja interrompendo, liberando ou diminuindo seu fluxo. No momento da escolha dessa peça, é necessário considerar custo, qualidade, função e manutenção.
Portanto, ela controla de maneira contínua e automática todos os processos desde a prevenção de vazão reserva, controle de pressão e também no serviço liga-desliga. Sem as válvulas nas instalações industriais, as tubulações seriam completamente inúteis.
Como as válvulas industriais são instaladas?
Para que uma válvula industrial funcione corretamente, o ponto principal e a maneira de sua instalação. Deste modo, o processo de instalação deve contar com um planejamento, onde o instalador precisa detalhar todos os procedimentos que serão realizados.
Sendo assim, deve informar sobre as características de cada fluxo, posição de cada válvula, e sua intenção no sistema de tubulações pré-existente que será instalado em conjunto com as válvulas.
Como as válvulas industriais possuem diferentes aplicações no ramo industrial, incluindo a indústria farmacêutica, química, alimentar de saneamento, entre outras. As válvulas podem ser feitas de metal e plástico e variam conforme suas funções, material do fluxo e segmento industrial.
Dessa forma, as válvulas industriais atuam não somente no funcionamento das tubulações e processos de produção, como também significam um elemento de segurança da empresa e para todos que trabalham no local.
Principais funções e tipos de válvulas industriais
Para atender todos os segmentos industriais, as válvulas industriais recebem divisões e subdivisões em tipos e subtipos, desenvolvidos para atender nichos específicos. Entre as funções primárias das válvulas está a regulagem de do fluido seja ele forma de gases, líquidos, polpas e outros materiais, assim se abrem e fecham sobre a entrada e saída das tubulações, dando vazão, ou não, aos produtos.
O controle de pressão também é uma das funções principais de diversos modelos de válvulas, como as pneumáticas, solenóides, hidráulicas e manuais, podendo também monitorar mudanças de temperatura e fluxo.
Válvulas de bloqueio
As válvulas de bloqueio são válvulas destinadas especificamente a estabelecer ou bloquear um fluxo. A válvula de bloqueio costuma ser do mesmo diâmetro nominal da tubulação onde será instalada, com diâmetro de passagem compatível com a da tubulação que opera completamente aberta ou completamente fechada.
Válvulas de retenção
A válvula de retenção é um modelo de válvula que permite que os fluidos sigam em uma determinada direção. Dessa forma, elas protegem as instalações hidráulicas de fluido mais conhecido como golpe de aríete quando há paralisação do escoamento.
Além disso, as válvulas de retenção são fundamentais para a manutenção de áreas determinadas da tubulação, isolando e retendo o fluxo. As válvulas de retenção são indicadas tanto para alta pressão quanto para baixa.
Válvulas de controle
As válvulas de controle são peças utilizadas para monitorar o fluxo, pressão, temperatura e nível dos fluidos nas tubulações. Sendo assim, as válvulas de controle são recomendadas para aplicação em plantas com condições abrasivas, ácidas, corrosivas ou perigosas.
Com grande importância e com diversas maneiras de aplicações e funções, é essencial que você identifique as demandas da sua indústria para identificar as válvulas mais indicadas para você.
Quer saber qual a válvula ideal para o seu processo produtivo? Entre em contato com nossa equipe e solicite uma venda consultiva hoje mesmo!