Foto de WM VÁLVULAS

WM VÁLVULAS

Válvulas de Redução de Pressão

WM Válvulas,válvulas de controle,são paulo,zonas urbanas,tubulações,edifícios altos,edificações mais altas
As válvulas de redução de pressão possuem a função de limitar a pressão das tubulações e manter um fluxo mais controlado da água em edificações mais altas. (Foto: Envato)

A concentração populacional em zonas urbanas traz diversos desafios para acomodar a quantidade de pessoas no mesmo espaço geográfico. Uma das soluções adotadas em qualquer cidade de médio e grande porte é a verticalização. Quanto mais populosa, mais verticalizada é a cidade. E isso significa edifícios com dezenas de pavimentos. Embora seja uma solução que atende a demanda de concentração geográfica, ela exige outra organização de engenharia para abastecer cada andar com estrutura e recursos.

Isso se nota especialmente em edifícios com mais de 20 andares, onde a coluna de água ultrapassa os 40m e a pressão torna-se um problema. De acordo com a norma A NBR 5626, a pressão máxima recomendada não pode exceder os 4kgf/cm2. É para essa realidade que todos os eletrodomésticos, peças e tubulações são fabricados. Em estruturas mais altas, a pressão da água ultrapassa esse limite e torna inviável a utilização com esses equipamentos.

Nessa situação o engenheiro responsável tem duas opções: ele pode estruturar o edifício para incluir reservatórios intermediários, impedindo colunas com mais de 40m. Ou providenciar a instalação de Válvulas de Redução de Pressão.

As válvulas de redução de pressão possuem a função, como o nome diz, de limitar a pressão das tubulações e manter um fluxo mais controlado da água em edificações mais altas. Com acionamento mecânico, elas promovem a perda de carga do fluxo em sua passagem, possibilitando que a água entre no outro extremo da tubulação com pressão reduzida.

Outra vantagem da implantação de válvulas de redução de pressão é por elas permitirem a regulagem do valor de pressão desejado a qualquer momento de operação, facilitando a mudança e se adaptando a qualquer necessidade do local a ser instalada.

Em relação a custos, ela é bem mais acessível e discreta do que a alternativa de construção de reservatórios intermediários, que além de mais custosos e exigirem maior manutenção, também inviabiliza parte considerável da estrutura física do edifício.

Mesmo nas ações mais cotidianas, como um bom banho ao final do dia, estamos sendo sempre beneficiados pela válvulas e suas funcionalidades!

Compartilhe este POst

Facebook
Twitter
LinkedIn

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.