
Com o surgimento da pandemia do novo coronavírus, a necessidade de produção de uma vacina eficaz e segura contra a doença acelerou pesquisas para o desenvolvimento de um antígeno capaz de proteger a população mundial.
Para a indústria farmacêutica, as válvulas industriais que já eram fundamentais agora estão são, ainda mais essenciais. Utilizadas para controlar, fluxo de gases, líquidos ou vedar o fluxo nos encanamentos, as válvulas industriais possuem diversos modelos e se adaptam a todas as necessidades.
Por trás do momento tão desejado de vacinação, estão meses de pesquisa, planejamento e investimento. Por isso, para que uma planta de fabricação de vacinas saia do papel é necessário acionar muita tecnologia como a utilizada com válvulas industriais.
Importância das válvulas industriais na produção de vacinas
As válvulas de controle com assento único assépticas são usadas para o controle exato de parâmetros como nível de envase, vazão, temperatura ou pressão.
Sendo assim, as válvulas industriais são importantes por não reter acúmulo de microorganismo, e isso exige rugosidade mínima do material. As especificações ideais para alguns equipamentos a serem usados em novas plantas devem passar pelo desenho de toda a linha de produção (projeto isométrico) com todas as características únicas do projeto.
Uma das opções é o uso de blocos de válvulas. Esses blocos integram diversos equipamentos em um único conjunto. Sua principal vantagem é acabar com qualquer espaço entre as peças, chamados também de “área morta” que causam graves problemas ao permitir a proliferação de microorganismos que podem levar à degeneração do produto.
Como durante a fabricação de vacinas é necessário a rastreabilidade dos lotes produzidos, isso pode ser obtido com sistemas de chips instalados em cada um dos equipamentos que permitem o controle de quando, quanto e como cada gota de medicamento foi produzida. Assim, uma das opções de manejo do sistema de vacinas é o uso de radiofrequência na leitura das informações contidas nos chips.
As válvulas são fundamentais na produção de vacinas. Suas especificações, medidores de vazão, termostatos, entre outros sistemas de medição e controle são imprescindíveis para garantir a segurança contra contaminações.
Sendo assim, as válvulas industriais podem ser utilizadas desde o sistema de água pura para o uso de injetáveis até mesmo na fabricação de medicamentos, testes de diagnósticos e vacinas, e são elas que também garantem uma vacina segura e confiável.