
A válvula esfera é uma válvula que utiliza uma esfera oca, perfurada e pivotante para controlar o fluxo de fluidos ou gases de uma abertura para outra na tubulação. Os usos mais comuns geralmente passam pelos processos mais extremos.
Dessa forma, imagine sistemas de resfriamento, desde o combustível que entra nos carros até mesmo a água disponível na torneira.
Sendo assim, os fluidos passam por processos minuciosos antes de assumir a forma familiar que conhecemos. A válvula industrial é peça chave para gerenciar e controlar o fluxo de fluidos em diversos estados.
Portanto, apesar de existirem muitos modelos disponíveis no mercado, a Válvula Esfera é a opção perfeita mais versátil e comum para manter os sistemas de tubulação à prova de bolhas.
Como a Válvula Esfera funciona?
A válvula esfera possui esse nome devido ao formato do seu obturador, sendo uma esfera vazada por onde o fluido passa, no momento da abertura total. Sendo assim, quando fechada, a passagem fica perpendicular ao sentido do fluxo, assim impede a passagem.
Entre as principais funções da válvula esfera está o controle do fluxo do fluido em diversas tubulações e, pois, isso, é uma das mais utilizadas em indústrias e residências.
A válvula esfera atua muito bem em ambientes corrosivos, com temperaturas altas e pressão elevada. Isso justifica sua larga utilização em indústrias petrolíferas. Outro fator importante da válvula esfera é a sua capacidade de abrir e fechar rapidamente, o que permite acabar com o fluxo de maneira eficaz e sem perdas de carga, mesmo que a pressão seja alta.
Um dos pontos importantes da válvula esfera é que a sua manutenção é prática e não é preciso retirá-la para que o serviço seja realizado.
Sistema à prova de bolhas
O projeto padrão da válvula esfera é compacto e de baixa manutenção, assim elas são a escolha perfeita em muitas instalações de processamento, pois possui sistema à prova de bolhas.
O seu design minimalista a torna uma opção versátil e atende a várias aplicações em diferentes indústrias.
As válvulas esfera são utilizadas em estágios upstream downstream da indústria de gás e petróleo, aplicações comerciais e residenciais e processamento químico. Portanto, os fluidos utilizados nesse processo podem vir como líquidos viscosos, pastas, gases e até mesmo substâncias químicas corrosivas.
Deste modo, o movimento de varredura da esfera enquanto ela se movimenta no corpo da válvula para abrir ou fechar a válvula torna, em muitos casos, os dispositivos adequados para fluidos que contêm sólidos em suspensão ou sedimentos.
Portanto, a válvula esfera possui um fechamento à prova de bolha. Assim, o abastecimento pelas sedes é coletado e borbulhado por meio da água. Graças a válvula esfera nenhuma bolha é encontrada nas tubulações da sua indústria.
Aqui na WM Válvulas você conta com uma equipe de especialistas prontos para atender você. Entre em contato e solicite uma venda consultiva personalizada para o seu projeto.