
Muitas vezes, em uma estrutura de tubulação mais complexa, existe a necessidade de conectar válvulas entre si. Sejam elas do mesmo modelo, ou com operacionalização diferentes, para que essa conexão possa se realizar sem comprometer a eficácia da produção, precisamos contar com um flange entre elas.
Os flanges são peças-chaves na conexão e vedação de um sistema, e já falamos sobre eles em um artigo aqui em nosso blog. Para que o flange possa realizar essa importante função de conectar duas válvulas, é necessário que as mesmas permitam essa conexão sem a necessidade de solda ou cortes nas peças. Eis o motivo de serem chamadas de válvulas flangeadas.
São diversos os modelos de válvulas que podem ser flangeadas, como as válvulas de alívio, de retenção, borboleta, controle, esfera e globo. O flange permite que a junta entre as peças fique livre de vazamentos, não importando o volume e pressão do fluxo dentro da tubulação.
Os modelos flangeados estão presentes em toda a indústria, desde as de alimentos e bebidas, até grandes operações petrolíferas e químicas. Outro mercado que se beneficia muito das válvulas flangeadas, devido a necessidade de diversos dispositivos de controle, é a indústria de saneamento e resíduos.
Ainda que sua aplicação seja simples, o flange não pode ser menosprezado no planejamento de aquisição e manutenção da sua fábrica. É essencial que a peça seja produzida com os mais altos padrões de qualidade, seguindo todas as normas dos órgãos regulatórios, e que utilizem somente materiais de primeira linha. Qualquer falha na qualidade do flange pode comprometer sua eficiência de vedação e inclusive a vida útil da válvula a qual ele se conecte.
A WM Válvulas possui em sua linha de produtos flanges e válvulas flangeadas variadas para atender exatamente a necessidade do seu projeto.