Foto de WM VÁLVULAS

WM VÁLVULAS

Válvulas guilhotina e a indústria de mineração?

Um dos desafios da indústria de mineração é a sedimentação de partículas. Isso é causado pela baixa velocidade da polpa combinada com um grande tamanho das partículas. Assim, os demais modelos de válvulas não conseguem realizar o devido fechamento da sedimentação de sólidos na parte inferior do instrumento.
Um dos desafios da indústria de mineração é a sedimentação de partículas. Isso é causado pela baixa velocidade da polpa combinada com um grande tamanho das partículas. Assim, os demais modelos de válvulas não conseguem realizar o devido fechamento da sedimentação de sólidos na parte inferior do instrumento.

Conhecida como um dos pilares da economia nacional, a mineração representa o desenvolvimento socioeconômico, isso porque os minérios são encontrados em quase todos os produtos que consumimos.

Dessa forma, ela é uma atividade fundamental para o progresso de uma sociedade. 

A ONU (Organização das Nações Unidas), define a indústria da mineração como: “A extração, elaboração e beneficiamento de minerais que se encontram em estado natural: sólido, como carvão e outros; líquido, como petróleo bruto; e gasoso, como o gás natural. 

Assim, inclui a exploração de minas (subterrâneas e de superfície), pedreiras e poços e todas as atividades de preparo e beneficiamento do minério, a fim de torná-lo comercializável.”

A válvula guilhotina é muito utilizada devido à sua capacidade de vedação total, eliminando a turbulência. Além disso, o fluido não entra em contato com peças metálicas, pois a vedação completa é feita de uma pista de elastômero com núcleo de aço. Além disso, eles são bidirecionais, sendo projetados para facas para remover depósitos do fundo da válvula.

Principais particularidades da mineração e como a válvula guilhotina é fundamental!

 

Um dos desafios da indústria de mineração é a sedimentação de partículas. Isso é causado pela baixa velocidade da polpa combinada com um grande tamanho das partículas.

Assim, os demais modelos de válvulas não conseguem realizar o devido fechamento da sedimentação de sólidos na parte inferior do instrumento.

A questão é ainda mais relevante, pois muitas mineradoras possuem um plano de manutenção preventiva para suas bombas. Sendo assim, se não for possível realizar o fechamento da válvula, não será possível realizar o isolamento da bomba.

Entretanto, quando a válvula guilhotina é utilizada, é possível utilizar comportas deslizantes e com passagem liberada, assim o material sedimentado é removido na parte inferior, possibilitando que a comporta feche completamente.

 

Quais modelos de válvula guilhotina são utilizados na mineração?

 

As válvulas guilhotina para mineração podem ter flanges do tipo Wafer ou Lug para prender peças que precisam ser abertas periodicamente em vez de soldadas. Também pode ser fabricado com uma tampa inferior contendo uma conexão para descarga de resíduos operacionais. Fabricado em aço carbono, aço inoxidável e ferro dúctil, este último é mais buscado pela indústria por sua maior resistência ao impacto.

Além disso, conforme mencionado acima, seu fechamento pode ser manual, por meio de volante fixo, por acionamento pneumático, pode ser instalado com acionamento de emergência, hidráulico e eletromecânico.

Como vimos, as válvulas guilhotina usadas na indústria de mineração são uma ótima maneira de manter os processos sempre seguros e eficientes.

Se você ainda possui dúvidas sobre as válvulas guilhotina, a WM Válvulas possui uma equipe de especialistas prontos para tirar todas as suas dúvidas! 

Solicite o contato de um dos nossos representantes comerciais para uma venda consultiva personalizada para o seu projeto.

Compartilhe este POst

Facebook
Twitter
LinkedIn

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.