
A válvula gaveta é um dos modelos de válvula mais utilizados em linhas industriais. Por serem práticas e possuírem a função de bloqueio, podem ser instaladas em qualquer sentido do fluxo. Seu obturados pode ser colocado na posição totalmente aberto ou totalmente fechado, permitindo uma passagem plena.
Esse é um dos motivos inclusive que fazem a válvula gaveta gerar uma pequena perda de carga, mínima e sem afetar seu perfeito funcionamento. Seu obturador possui formato de cunha, e é ele que lhe concedo o simpático nome. No jargão entre engenheiros é referido apenas como “gaveta”. A gaveta desliza para cima e para baixo, no sentido da haste a qual está conectada, liberando ou estancando o fluxo.
As válvulas gavetas possuem vedação de metal x metal, o que exige uma atenção especial ao tipo e qualidade do material utilizado. Bem como o processo de usinagem e fundição. No geral utiliza-se ferro, podendo ter variações em aço e bronze. Em estruturas de saneamento, é comum que a gaveta – ou o obturador em formato de cunha – seja apresentado emborrachado para maior performance e resistência no ambiente a que será instalada.
A operação desse modelo de válvula também é muito versátil. A Válvula gaveta pode ser operada manualmente, através de um volante ou de uma caixa redutora; ou ainda ter seu acionamento automático a partir de cilindros pneumáticos, hidráulicos ou atuadores elétricos. Você pode conferir mais sobre a função de atuadores na operacionalização de válvulas nesse artigo.
São fatores como a grande versatilidade de implantação e acionamento, e por possuir um custo muito acessível em comparação com outros modelos, fazem da válvula gaveta uma das preferidas dos engenheiros no planejamento de suas linhas industriais.