Foto de WM VÁLVULAS

WM VÁLVULAS

Válvulas e Atuadores em Operações Submarinas

WM Válvulas,operações marinhas,petróleo,qualidade das válvulas,operações subaquáticas,indústria petrolífera
Estruturas com o nível de exigência e estresse como esse, não há espaço para aventuras ou erros. (Foto: Envato Elements)

O petróleo é a matéria prima mais importante da nossa civilização hoje. Seja para produção de combustíveis, bens de consumo ou para fornecer conforto e estrutura para nosso padrão de vida, é impossível imaginar nossa vida sem ele. Até metade do século XX toda exploração de petróleo era feita em terra. Obviamente, por se tratar de uma substância de tamanha importância, buscamos constantemente reservas desse precioso fluido que ainda não tivessem sido exploradas. Quando os primeiros poços foram perfurados no oceano um enorme potencial surgiu, afinal é um planeta composto por 2/3 de mares. Essa descoberta aumentou as possibilidades e colocou a indústria petrolífera em outro patamar.

As atividades de desenvolvimento petrolífero submarino são muitas e vão além da perfuração em si.  Envolvem exploração, extração e até produção em plataformas de perfuração que podem chegar à 4Km de profundidade.

A operação subaquática trouxe grandes vantagens para a indústria, uma vez que as reservas oceânicas provêm um produto de maior qualidade e permitem a recuperação das reservas. Em se tratando de um recurso natural, esses quesitos são essenciais para a sobrevivência da indústria no longo prazo. Mas a exploração em novo território trouxe também outros tipos de desafios.

Além dos riscos naturais da manipulação de um produto altamente inflamável, a estrutura de extração de petróleo subaquática precisou ainda se adaptar a condições inóspitas ao homem, com pressão e riscos muito superiores ao experimentando até então. Sem contar o alto risco ambiental em caso de qualquer erro ou vazamento. Para viabilizar esse tipo de operação, com o máximo de segurança e produtividade, é necessário que cada detalhe da plataforma seja da mais absoluta qualidade e confiabilidade.

Qualidade das válvulas

A qualidade de qualquer válvula envolve uma série de fatores como o design, o tipo e qualidade de material de sua composição, sua capacidade técnica e mecânica, o controle de qualidade no processo de manufatura e na reputação e nos processos do fabricante. Principalmente quando falamos de estruturas com o nível de exigência e estresse como esse, não há espaço para aventuras ou erros. É imperativo que cada peça seja impecável como as válvulas da WM Válvulas.

A pressão atmosférica nessas estruturas é gigantesca. A cada 10 metros de profundidade a pressão aumenta em 1 atmosfera, resultando em um peso extremo infundido pela água. Todas as funcionalidades da válvula, de controle e vedação dos fluidos em passagem pela tubulação, devem ser milimétricamente confiáveis.

Obviamente, em se tratando de condições tão adversar, a operacionalização humana ou manual é totalmente inviável. Portanto essas estruturas exigem que suas válvulas possuam atuadores automáticos ou de controle remoto para que as peças sejam acionadas de forma fidedigna.

Embora, como já vimos anteriormente nesse artigo, atuadores possam se apresentar em diferentes tipos, na exploração petrolífera submarina eles serão necessariamente hidráulicos e elétricos. Assim como as válvulas, qualidade e boa procedência é ouro na escolha do atuador ideal, e é sempre importante contar com a orientação e a venda consultiva de uma equipe especialista para a escolha da peça e do material ideal para cada cenário e condição.

Compartilhe este POst

Facebook
Twitter
LinkedIn

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.